terça-feira, 22 de janeiro de 2008

Abelhas

Para que não morram afogadas, não esquecer colocar alguns raminhos secos dentro do vaso em que se colocar a calda

abelhas


Abelhas e sua comunicação

Esta é uma curiosidade. Quem quizer fazer a experiência pode tentar pois nada lhe acontecerá.
Após colocar esta calda junto a um pé de esterlízias em flor e , ter sido visitado pela 1ª abelha, 15 minutos depois tinha este resultado. Não podem acreditar a satisfação que sinto . Além disso não há stress que resista. Nesta altura do ano em que escasseiam as flores, experimentem e verão que nada de mal vos acontece. Por favor tenham o cuidado de não matar nenhuma durante esta operação. Não tenham receio mesmo que elas pousem no vosso corpo , nem que seja na cara. Não façam gestos bruscos. Façam de conta que estão pura e simplesmente a apreciá-las. Elas ficarão eternamente gratas. Nota:- elas não gostam de perfumes intensos nem maus cheiros do corpo.

domingo, 20 de janeiro de 2008

Porto Côvo e Ilha do Pessegueiro

Eis o Lugar de Porto Côvo com sua Ilha do Pessegueiro ao fundo, imortalizada pelo nosso cantor nortenho Rui veloso. É um lugar bem aprasível e digno de ser visitado. De vez em quando gosto de por lá passar e, hoje não foi excepção.

Aos poucos vou dando a conhecer os meus descendentes. Hoje coube à minha sereia que se encontrava com boa disposição. Na direcção da ponta de seu nariz vê-se perfeitamente a Ilha do Pessegueiro onde alguém por amor se matou novo...

sábado, 19 de janeiro de 2008

Sementes de amor perfeito


Como podem verificar, após a floração, fica um pequeno reservatório no centro da flôr. Ao deixarmos secar, ele abre-se deixando ver suas sementes que se podem colher e, depois de bem secas voltaremos a semeá-las onde melhor nos aprover. Note-se que nas espécies híbridas normalmente este fenómeno não acontece. Só nos resta comprar novas sementes.


Continuando com abelhas


Dar de comer a quem tem fome

Quando cozemos peras ou maçãs ou outros frutos, normalmente fazemo-lo com uma calda de açúcar. Muitas das vezes sobra calda, então demo-lo às abelhas, elas agradecem muito especialmente nesta época. Para que não morram afogadas coloquemos no fundo do prato alguns ramos secos ou outra coisa qualquer de modo a cobrir o fundo e, esperem um pouco que logo aparecem e, limpam por completo o referido prato. Não tenham medo porque elas não atacam aqueles que lhes prestam esse alimento.

Rosas em Janeiro ?

Será que El-Rei D. Diniz não sabia que haviam rosas em Janeiro? Porque não me perguntou? Dirlhe-ia imediatamente que haviam e muito bonitas, como podemos verificar. Então não duvidaria de sua Real esposa a Rainha D. Izabel.

terça-feira, 15 de janeiro de 2008

Responsabilidade das geadas?


A minha Roseira Nipónica, Japoneira ou Camélia branca como fica quando as geadas aparecem... Ela é tão bonita que, faz-me sentir triste, quando a vejo desta maneira. Onde vivo, é a única desta espécie que existe e, é muito cobiçada. Será por isso que quase todos os anos fica assim?

domingo, 13 de janeiro de 2008

Alecrim aos Molhos



Quem não gosta do alecrim do campo? Por estas paragens são abundantes. Um ramo de alecrim em casa é o suficiente para perfumá-la. Assim temos dois em um.

Jardim Botânico

Lugar tão aprazível e tão acolhedor que merece ser visitado. Desde as mais variadas espécies vegetarianas às encantadoras flores. De apreciar, também, a colecção de variados pássaros, nomeadamente, os Psidacídeo. Vale a pena debruçar-se sobre este belo recanto.

Maior tonco de árvore na Madeira

Este é seguramente o tronco maior existente na Madeira, se repararmos no canto direito nasceu uma sumaúma que já tem um porte considerável. Achei curioso porque ele tem muito mais idade do que eu. Em abono da verdade podemos admirá-lo no Jardim Municipal. Por lapso não tirei a foto com o nome genérico da mesma.

quarta-feira, 9 de janeiro de 2008

Árvore de fogo

Esta é a chamada árvore do fogo, suas flores mais parecem uma pequena chama. Encontram-se em jardins públicos bem como em muitas casas particulares. É duma beleza exuberante. Foto tirada no jardim do Parque de Santa Catarina, próximo da residência oficial do G.R.

Jardim da minha infancia

Por aqui passei toda a minha infância, pois ainda se encontra na casa onde vivi até a idade dos 17 anos. Podemos ver as magníficas gerbérias multiculores que tanto me fascinavam.

segunda-feira, 7 de janeiro de 2008

Ano Novo Vida Nova

Como podem verificar o Ano Novo não foi só para os humanos. Esta é uma porca do Vietname introduzida na Madeira e fazendo parte da Quinta Pedagógica da freguesia dos Prazeres. Teve 10 filhotes mas somente 3 responderam à vida. Tinham acabado de nascer e sua mãe está a descansar da nobre fadiga de dar à luz. Novas postagens se seguirão dentro em breve, com recordações da minha visita à ilha onde nasci e que pela 1ª vez dei a conhecer a meu neto durante a quadra natalícia e 1ª semana de 2008.