quinta-feira, 27 de março de 2008

Bouquet de malmequeres rosáceos

Para todos aqueles que, por qualquer motivo não acreditaram que o coração de pedra era verdadeiro, aqui deixo a minha sincera homenagem.

Bouqet de Malmequeres


Novas Rosas


Flores para todos


quarta-feira, 26 de março de 2008

Corações

Aqui está como devemos confiar na globosfera. Apreciem bem como este coração se enquadra perfeitamente no meu perfil. Quando fazemos juízos de valor sem lidar minimamente com as pessoas , acontece isto. Será verdade ? Ou será como o amor à primeira vista? Meditem um pouco, e sigam estes conselhos. Nunca é demais...

terça-feira, 25 de março de 2008

Bom coração

Este é o coração da Rose. Não tenho dúvida alguma que se aproxima muito do seu perfil. Tenho-o como tal . O seu tamanho ,a sua generosidade, a sua sensibilidade, o seu amor pelos desprotegidos , leva-me em consideração. Muitos daqueles que rodeiam o meu espaço estão incluidos neste coração. Beijinhos Papai João.

segunda-feira, 24 de março de 2008

Coração de manteiga.

Este é para oferecer à Sophiamar pelas mensagens de amizade que me tem enviado.

sábado, 22 de março de 2008

grande coração

Espero que compreendam , estamos numa época em que temos de abrir nosso coração e fazer uma análise. Eu fiz a minha.

coração de ouro

Dedicado a todos os meus amigos virtuais e , em especial à minha querida amiga Anete Joaquim.

sexta-feira, 21 de março de 2008

Primavera

Depois da poda geral, estas são as primeiras rosas que apareceram. Como gosto muito de ROSAS .Cá estão as minhas preferidas para oferecer a todos aqueles que visitam meu espaço. Alegrem-se que outras tão belas em breve desabrocharão e serão oferecidas de boa vontade. João

Primavera.

Urze de jardim. A primavera dá-nos destas coisas que nos fazem regalar os olhos. Esta espécie de urze , existe em diversas cores e, encontram-se nos campos. Conheço pelo menos 3 cores, branco, rosa e vermelho. Qual destas a mais bonita? Ao seu lado direito, um pequeno azevinho que também é silvestre. Esta espécie de azevinho é protegida por lei, visto entrar nas espécies em vias de extinção.

enxame de abelhas pousado numa laranjeira do meu castelo

Este foi o primeiro enxame de abelhas que visitou o meu castelo este ano e, claro está
não podiam ficar onde pousaram. Toca a recolher o respectivo e, dar-lhes guarida. Nada de stresse. Façamos tudo com calma e nada de mal nos acontecerá. Não fazem a menor ideia o gozo que dá proceder a estas operações. Nesta ocasião são tão dóceis que não nos causam dano algum. Observem as imagens seguintes.

Abelhas

Depois de cortar o raminho onde estava o enxame, com muito cuidado colocá-lo sobre a colmeia préviamente preparada. Elas saberão o caminho a percorrer.

Continuando

Reparem que não nos causam qualquer perturbação. Sinto-me à vontade.

abelhas

A maior parte já tomou posse da nova moradia. Temos de lhe colocar o tampo interior.

Abelhas

Finalmente já em nova casa.Agora vão tratar da limpeza da casa, já algumas foram pesquisar pasto.

domingo, 16 de março de 2008

Alecrim Silvestre em flor


Glicínias

Eis um mosaico de glicínias bramcas e lilases. É um fartote para as abelhas, mal o sol desponta e, é vê-las rodeando esta moldura de cachos.

Beleza Singular


Mistura Selvagem


Contemplando a natureza

Tão linda que é a primavera. Tudo desponta, tudo desabrocha . É um regalo para nossos olhos.

quarta-feira, 12 de março de 2008

Andorinhas

Estas nasceram no mesmo lugar em que este ano estão a fazer o ninho. Não tenho a certeza se são elas se são os pais. Merecem lugar de honra.

Campainhas

Está sol, abriram os olhos mas, eu estava atento.

Túlipa negra.

Está completamente aberta. O pouco sol fêz-lhe abri os olhos.

Túlipa negra

Finalmente consegui esta beleza. Terei muito cuidado para perservá-la. É duma beleza incomparável.

Frézia Branca

Esta é a única que até aqui despontou. Não quero perdê-la
.

terça-feira, 11 de março de 2008

Andorinhas

Reparem onde fizeram seu niho. A janela que veem fechada é aberta há hora que entendermos e, a porta está sempre a ser movimentada mas, nem por isso se sentem perturbadas.Esta foto foi tirada à noite.

Cuidar de sua mulher

Já acabaram de construir seu ninho sua fêmea estáno choco, agora é só esperar 20 dias e seus filhotes virem á janéla espiar-nos .

sábado, 8 de março de 2008

Barreira de Malmequeres

Esta barreira não me pertence. É do domínio público e, juntamente encontram-se outras flores. Já não se consegue destinguir as estações do ano. Nesta época, já são muitas as variedades que regalam nossos olhos.

Glicinias

Já começaram a dar o ar de sua graça e, com todo este esplendor vão alimentar as minhas meninas (abelhas) bem como os olhos daqueles que gostam de flores.

Casa de cortiça

Esta casa, segundo reza a história tem cerca de 400 anos. Suas paredes com cerca de 60 cm de espessura, leva-nos a crer que seja verdade, tendo em conta a espessura das placas de cortiça que formam suas paredes e, o tipo de fechal de sua porta principal. Um varão de madeira vertical, assente numa lage de pedra com um furo (soleira) e outra lage superior também com um furo. Sua porta é pregada ao varão e este roda ao abrir a respectiva. Observe com atenção a imagem seguinte.

Casa de cortiça

Como podem verificar por esta imagem as placas de cortiça que se vê, teem 22 cm de espessura. Os remendos que se veem são já recentes. Foi habitada até ao ano passado, data da morte de seu propriétario. É uma relíquia que tenho andado a tentar a Câmara Municipal a dotá-la de monumento histórico e património municipal. Espero que as minhas pretenções não sejam goradas.

segunda-feira, 3 de março de 2008

Andorinhas

Sua casa está quase reconstruida. Só quem acompanha diáriamente sua construção poderá dar o valor a estes seres. Alimentam-se de insectos em pleno voo e só pousam no chão para apanhar lama e paquenas fibras com que fortificam suas casas. Dentro em pouco começa o choco e, pouco se importam que passemos ou abramos a porta que está à altura duma pessoa. Fazem duas a três posturas e, por volta dos fins de Outubro reúnem-se para viajarem para outras paragens mais quentes. Se não morrerem pelo caminho, no ano seguinte alegram-nos com sua nova visita.

Palmeira e malmequeres

Esta beleza encontra-se à entrada da praia da Costa de Santo André, junto ao cruzeiro no meio da rotunda. É uma beleza de encantar.

Carocha ovo de passarinho

Este arbusto encontra-se na Madeira.Foi de lá que trouxe uma plantinha. Não sei seu nome genérico. A sua folha é perene. Começa agora a dar flor e prolonga-se por vários meses. Tem um perfume inebriante que se propaga a alguns metros de distância. Agradeço a quem souber seu nome genérico e sua origem me ilucide. Ficarei agradecido.

Jasmim

Planta trepadeira, folha cadoca e de grande floração muito perfumada. Preferida pelas abelhas, pelo seu nectár.Há certos apicultores que fazem grandes plantações de modo a obterem um mel com um certo aroma a jasmim.

Rododendro

Pequenas árvores, ou arbustos (família das Eriácias), de follhagem perene, bastante resistente e flores grandes e vistosas cultivadas para fins ornamentais. Frequentes na Ásia, América, Europa incluindo Portugal.

Segurelha


Planta medicinal usada em culinária de valor incontestável como condimento. Usa-se normalmente no "caldo verde e no chamado arroz de manteiga". É muito semelhante ao tomilho do campo.